Com o início da pandemia e a necessidade de distanciamento social para evitar a disseminação da COVID-19, muitas pessoas habituadas a trabalhar em escritórios tiveram que, rapidamente, mudar suas rotinas para o home office, assim como estudantes se adaptaram às novas realidades do ensino à distância. Com isso, mesas de jantar se tornaram carteiras escolares e até mesmo sofás viraram cadeiras de escritório, numa tentativa de improvisar o mobiliário para as atividades dentro de casa. No entanto, a falta de postura adequada aliada ao tempo excessivo em frente ao computador na mesma posição pode gerar desconforto e dores musculares na região do pescoço, ombros, colunas e pernas.

Como diz o ditado: “é melhor prevenir do que remediar”. Por isso, trouxe algumas dicas de ajustes na sua postura e mesa de trabalho ou estudo, para evitar dores e gerar mais conforto durante as suas atividades:

• Posição do monitor

Para evitar dores no pescoço e na coluna é importante manter o monitor na linha dos olhos. Se você utiliza um monitor fixo, há diversas opções no mercado com regulagem de altura. No caso de utilizar notebook, apoios específicos ou mesmo livros sob o computador podem ajudar.

• Apoio para antebraço

O antebraço precisa ter um apoio, seja na mesa ou no braço da cadeira. Existem alguns mousepads grandes e macios que ficam entre o braço e a mesa, e oferecem mais conforto.

• Cadeira adequada com regulagem

É importante se certificar que a sua cadeira tenha um bom apoio para a coluna lombar e regulagem de altura; isso evitará dores nas costas.

• Apoio para os pés

Sente-se sempre com os pés apoiados no chão, ou utilize um descanso para os pés, isso ajudará a evitar dores nas pernas.

• Faça uma pausa a cada hora

É importante fazer uma pausa a cada hora, se levantar e movimentar para diminuir a tensão. Deixar sua garrafa de água longe é interessante, porque assim você se “obriga” a levantar para beber água e a movimentação acaba sendo natural.

Não se esqueça também de cuidar da sua saúde praticando exercícios regularmente. Procure um profissional de sua confiança e movimente-se!

*Giovana Covanzi é fisioterapeuta e instrutora de pilates do estúdio Gi Covanzi Studio de Pilates.

Giovana Pellegrini Covanzi
@giovanacovanzi / @gicovanzistudiodepilates