Nos últimos tempos passamos a viver mais dentro de nossas casas e a harmonização do ambiente se tomou importante.

A preocupação com a energia entre formas e cores, para criar um ambiente agradável e saudável, tomou um lugar de destaque.

O estudo das cores e como elas afetam nosso ânimo e suas aplicações no bem estar orgânico é chamada de Cromoterapia.

Várias foram as civilizações antigas, como a egípcia, grega, indiana e chinesa que fizeram uso das cores para tratamento de saúde.

Na Grécia muitos filósofos-médicos foram absorver o conhecimento da ciência médica na fonte egípcia, com os sacerdotes-médicos. A Cromoterapia está intimamente ligada ao antigo Egito assim como a própria Medicina.

As propriedades terapêuticas de cada cor agem nos campos energéticos que chamamos de Chakras. O Sistema de Chakras é interativo e é um captador e repassador das energias existentes no universo para equilibrar a sinergia existente entre os corpos espirituais, etérico e físico, corrigindo e reativando o campo vibratório celular.

As cores são ondas de luz, que apresentam uma determinada frequência específica e que faz vibrar as moléculas sobre as quais ela incide. Essas vibrações alteram o funcionamento celular.

A aplicação de cada cor tem como finalidade suprir carências de determinadas vibrações energéticas no corpo e neutralizar o excesso de outras.

O assunto é bem vasto e complexo. Mas aqui, hoje, vamos falar um pouco sobre as cores nas roupas e no ambiente.

CORES NAS ROUPAS E AMBIENTES

Branco:

Vista branco quando estiver necessitando de paz e calma. O branco sugere sentimentos de inocência, harmonia e estabilidade. Ambientes brancos muito grandes podem acelerar a energia e causar ansiedade.

Vermelho:

Vista vermelho quando precisar de coragem e força de vontade. É a cor da paixão, do desejo, do encontro, do dinamismo, liderança e proatividade (cuidado ao associá-lo com cores como preto, cinza e roxo). Nos interiores, cria ambientes aconchegantes, calorosos e convidativos.

Amarelo:

Vista amarelo quando necessitar estimular a inteligência, intuição e criatividade.  Sugere alegria e divertimento. Também é um bom tom para ajudar na desinibição e passar ideia de jovialidade. As nuances suaves são indicadas para salas de estar e áreas de convivência.

Laranja:

Vista laranja para obter sucesso monetário. Transmite objetividade, sucesso, agilidade mental, senso de humor, alegria, prazer, espontaneidade.   Vai bem em escritórios, salas de estudos, de estar e quartos de crianças e adolescentes. Também pode ser usado em cozinhas ou salas de jantar, pois desperta o apetite.

Azul:

Vista azul para obter harmonia, paz e tranquilidade. É uma cor fria e está relacionado à sensações de calma e serenidade. Use quando precisar de clareza mental ou transmitir ideia de raciocínio lógico, paciência e serenidade.  A cor está associada ao poder de acalmar e relaxar, por isso é muito usada em quartos, salas de estar e banheiros.

Verde:

Vista verde para diminuir seu stress. É uma cor fria e sua ligação principal é com natureza e sustentabilidade. Sugere esperança e renovação. Transmite sentimentos de bem-estar, sensibilidade, harmonia, boa sorte e equilíbrio. Cuidado, seu excesso pode transmitir soberba e inveja. É ideal para quartos, banheiros, salas de estar, salas de aula e reunião.  Promove a concentração.

Violeta:

Vista violeta/roxo para buscar inspiração e imaginação. Está relacionada com espiritualidade, mistério, dignidade, sabedoria, nobreza e extravagância. É uma cor de significados muito contrastantes pois pode transmitir   poder espiritual e melancolia.   Os tons mais escuros criam espaços luxuosos por sua aparência “aveludada”. Já os mais claros dão um efeito romântico e delicado.

Rosa:

Vista rosa para encontrar a felicidade e obter a simpatia. É a cor do amor. Ótima para combater a tristeza, angústia e depressão.  Use o rosa se quiser mostrar doçura e delicadeza. A cor comunica uma certa inocência e infantilidade, portanto não exagere se quiser parecer uma pessoa mais madura.

Preto:

O preto significa elegância e afasta invejosos. Uma das cores mais usadas, possui associações tanto positivas quanto negativas. O preto pode transmitir a mensagem de pessimismo, luto tristeza e dor, mas também mostra luxo, seriedade, mistério, sedução e distinção.  O look total preto, em alguns casos, pode comunicar agressividade e angústia.

Marrom:

É bom evitar usar roupas desta cor. Relaciona-se à preguiça e relaxamento. Mas a cor transmite sentimentos de simplicidade, estabilidade, tranquilidade e produtividade. Também se liga a praticidade, credibilidade e intimidade.    Cuidado com a quantidade de marrom para não transmitir sensação de melancolia. Apesar de sóbria e pesada, representa o elemento terra e raízes profundas. Por isso, simboliza tradição e respeito.

Já escolheu seu look para amanhã?

Rosana Jorge Celiberto (Rosaninha) – @celibertojorge
Professora de Ciências do Fundamental II e Biologia do Ensino Médio do Colégio Spinosa
Bacharel e Licenciada em Biologia pela UNISA
Participação em artigo científico e livros na área da Educação