O triângulo é uma figura geométrica, um polígono que tem três lados, três ângulos internos e três vértices que definem um único plano.

Olhando ao nosso redor, observamos que os triângulos são muito utilizados na decoração, nos objetos, nas construções e estruturas. Sendo uma figura considerada simples, pois é o polígono com a menor quantidade de lados, por que o triângulo é tão utilizado no dia a dia e é tão importante?

O triângulo, entre todos os polígonos, apresenta uma rigidez geométrica que os outros polígonos não têm. A partir do momento em que um triângulo é construído, não é possível modificar a abertura de seus ângulos, movimentar seus lados e alterar sua forma.

Daí a ideia de utilizar os triângulos em móveis, prateleiras, portões, telhados, pontes, torres de transmissão, brinquedos de parques, quadros de bicicletas, ou seja, na engenharia e arquitetura em geral. Os triângulos auxiliam na sustentação das estruturas, apoiam, fortalecem e estabilizam.

Você pode fazer uma experiência para verificar que uma vez construído o triângulo, ele não pode ser modificado e o mesmo não acontece com um quadrilátero.

Pegue três canudos (sustentáveis de papel ou inox), passe uma linha resistente por dentro deles e finalize com um nó, formando o triângulo. Faça o mesmo com quatro canudos formando um quadrilátero. Observe que não é possível modificar o triângulo, porém o quadrilátero fica totalmente maleável.

Lembre-se de que a utilização dos triângulos tem inúmeras aplicações, como por exemplo, em problemas de cálculo de distância e de alturas difíceis de determinar por medição direta, mas isso podemos abordar em outro momento.

Agora você pode ver com outro olhar os triângulos no seu dia a dia.

Que tal observar os triângulos no seu caminho para a escola, para o trabalho ou no seu próximo passeio?

Até mais.

Eliana Christina Lamberti Ragone
Bacharel e licenciada em Matemática pela PUC-SP
Pós graduada em Administração de Empresas e Análise de Sistemas pela FECAP-SP
Cursos diversos em Educação Matemática.