A Taxonomia de Bloom e a aquisição de uma segunda língua
Bloom’s Taxonomy of Educational Objectives

A Taxonomia de Bloom é um sistema que organiza os processos de ensino e aprendizagem e seus objetivos em uma estrutura hierárquica.

Porque esse nome e qual o objetivo?

Tudo começou por uma comissão multidisciplinar de professores de diversas universidades estadunidenses em 1956. O líder do projeto foi Benjamin S. Bloom, por isso o sistema leva seu sobrenome.

Dessa forma, o objetivo é que o aluno adquira um conjunto de habilidades desde o nível mais básico até o mais avançado, dentro de cada etapa da vida estudantil.

A Taxonomia de Bloom vai acompanhando cada fase de aprendizado. Eles desenvolveram um sistema de classificação para três domínios:

– o cognitivo, o afetivo e o psicomotor.

Aprendizagem afetiva tem a ver com percepções, crenças, emoções e valores.

Aprendizagem cognitiva tem a ver com processos como memória, interpretação e pensamento crítico.

Aprendizagem psicomotora tem a ver com movimentos amplos ou restritos. Envolve arte, esportes e procedimentos ligados à área de saúde, entre outras.

Ela é uma ferramenta de avaliação para o pensamento e estabelece objetivos de aprendizagem, contribuindo para o planejamento do processo de ensino-aprendizagem.

.  A Taxonomia de Bloom é uma ótima ferramenta para nós professores e isso pode transformar a técnica de perguntas em diferentes áreas do conhecimento.

VERBOS DA TAXONOMIA DE BLOOM:

Os seis principais verbos são:

1. Lembrar: o aluno sabe repetir e memorizar conceitos básicos do conteúdo;
  2. Entender: o aluno consegue explicar ideias ou conceitos aprendidos;
  3. Aplicar: o aluno utiliza a teoria para resolver situações práticas;
  4. Analisar: o aluno é capaz de usar o conhecimento adquirido para testar se uma hipótese é válida ou não;
  5. Sintetizar: o aluno consegue criar argumentos para justificar uma posição ou ideia criada por ele mesmo e outros;
  6. Criar: por fim, o aluno cria uma proposta original depois de aprender, testar e validar sua proposta.

Vamos ver agora como faz sentido hierarquizar o propósito da atividade em sala de aula, para assim gerar significado para o processo de ensino e aprendizagem do nosso aluno.

EXEMPLOS DE APLICAÇÃO DA TAXONOMIA DE BLOOM COM A LEITURA DO LIVRO
“CACHINHOS DOURADOS” “GOLDILOCKS AND THE THREE BEARS”

Remember: (Lembrar) descreva o local onde Cachinhos Dourados vivia;

Understand (Entender): resuma qual era o sentido e moral da história da personagem Cachinhos Dourados;

Apply (Aplicar): construa uma teoria de por que a Cachinhos Dourados entrou na casa;

Analyse (Analisar): diferencie entre como Cachinhos Dourados reagiu e como você reagiria em cada evento na história; (feelings, investigate)

Evaluate (Sintetizar): avalie se você acha que isso realmente aconteceu com Cachinhos Dourados;

Create (Criar): Utilize recursos tecnológicos para exercitar a criatividade. Componha uma canção, poema ou rap para transmitir a história.

As teorias de Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais são aplicadas nas várias línguas que podemos aprender. Deste modo, podemos facilmente aplicar os conceitos da Taxonomia de Bloom na Língua Espanhola, também:

APLICAÇÃO DA TAXONOMIA DE BLOOM COM A LEITURA DO LIVRO “CHAPÉUZINHO VERMELHO” “LA CAPERUCITA ROJA”.

Recuerda: (Lembrar) as crianças devem contar o início da história e as recomendações da mãe para a menina;

Entiende (Entender): conte a história e seus desdobramentos até o desfecho;

Aplica (Aplicar): este conto possui várias versões alternativas que os alunos podem trazer para a discussão (investigate);

Analiza (Analisar): o desafio para os alunos pode ser pensar em novos desfechos para a história a partir da cena inicial (as instruções da mãe da personagem.  Entre como Cachinhos Dourados reagiu e como você reagiria em cada evento na história;

Evalúate (Sintetizar): avalie os caminhos possíveis para a narrativa e desenvolvimento da história dos colegas. As soluções encontradas estão no campo da fantasia ou poderiam ser aplicadas em situações do cotidiano? (feelings) Quais as diferenças entre estes paralelos?

Crea (Criar): Nesta etapa os alunos podem usar recursos tecnológicos (ou não) para exercitar a criatividade. Faça uma história em quadrinhos virtual através do Pixton, crie “dedoches” para contar a sua versão da história, faça um teatro de sombras. As possibilidades são tantas quanto a fantasia pode permitir!

Convido vocês para acompanharem o nosso Projeto de Leitura em Inglês/ Espanhol para os alunos de 1º. Ao 5º. Ano. Publicaremos durante o ano no Instagram da nossa escola.

@colegiospinosaoficial

Renan Righi

Professor de Espanhol do Colégio Spinosa.
Licenciatura Plena em Português e Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos.
Graduação Sanduíche pela Universidad Nacional de Misiones (Argentina).

Iara Araújo Barroso Villaverde

Professora e Coordenadora do Programa Bilíngue do Colégio Spinosa
Bacharelado e Licenciatura em Letras pela FAPA/FMU
Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar – Uniban
Pós graduação LIBRAS e participação em artigo científico – Educação interativa e aplicada com Surdos FAISP/SELI.