Agora. Aprender um novo idioma traz inúmeros benefícios em todas as idades. Inclusive, existem estudos que indicam que aprender outra língua depois dos 60 anos pode ajudar na prevenção de doenças como o Alzheimer.

Entretanto, se pensamos em velocidade de aprendizagem e fluência a resposta é: quanto antes melhor. Isto acontece porque o cérebro das crianças tem uma capacidade incrível de organizar novas línguas. Uma vez que os recursos necessários para aprender uma nova língua estejam desenvolvidos, esta criança terá muito mais facilidade para aprender qualquer outro idioma. Então, não importa se a língua a segunda língua da criança será inglês, espanhol ou mandarim, ela desenvolverá habilidades e terá ferramentas que ajudarão – e muito – no aprendizado de qualquer outro idioma.

Um exemplo muito comum de como isto acontece é quando as famílias mudam-se para outro país. Em pouco tempo na escola, as crianças pequenas ficam fluentes no idioma local e acabam até tornando-se “pequenas intérpretes” para os pais/ tutores que aprendem em um ritmo mais lento.

Existem, por outro lado, casos de pais estrangeiros que tem receio de falar com seus filhos em sua língua materna (ou L1). Porque pensam que pode “prejudicar” seu aprendizado no português. Contudo, as evidências científicas apontam exatamente o contrário e há uma grande probabilidade da criança se tornar fluente nas duas línguas. Mas atenção: o aprendizado de novas línguas é um processo constante. Caso um dos idiomas fique em segundo plano e a criança fique muito tempo sem praticá-lo, pode ocorrer um rápido processo de esquecimento.

No Colégio Spinosa temos um grande diferencial em relação às outras escolas. Tanto o Inglês como o Espanhol são ensinados desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Isto traz consequências grandiosas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, que tem um acompanhamento por muitos anos nos dois idiomas, podendo assim, desenvolver-se em várias competências com nível de excelência.

O Espanhol, por sua vez, conta com uma série de benefícios extras. Por ser uma língua originada do latim, como o Português, contribui para o aprendizado dos alunos também na língua materna. Ou seja, além de trazer benefícios no aprendizado de outras línguas, também possui um impacto extremamente positivo no aprendizado da nossa própria língua. Tudo isto apenas no contexto de ensino e aprendizagem. No entanto, existem tantas vantagens em aprender a língua espanhola, que só caberiam em uma nova conversa, a qual espero ter muito em breve com todas e todos vocês!

Para finalizar, não se esqueçam: na dúvida, a hora de aprender um novo idioma é já!

Renan Righi / renan.righi@colegiospinosa.com.br

Professor de Espanhol do Colégio Spinosa.

Licenciatura Plena em Português e Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos.

Graduação Sanduíche pela Universidad Nacional de Misiones (Argentina).