Quantas vezes nos pegamos diante de um bom texto, uma boa letra de música e dizemos: ah…eu gostaria de ter escrito essas palavras, são exatamente o que penso! Muitas, não é?

A magia de aprender a ler, desde pequenos, nos move para lugares inimagináveis. Lembro-me das primeiras palavras que aprendi a decifrar através das mãos tão delicadas da minha primeira professora. Aí então, nunca mais parei de vasculhar as leituras.

Hoje vejo muitas pessoas que não leem, apenas decifram os códigos, infelizmente. A boa leitura vai além, envolve o texto, o contexto e toda a transcendência que possamos fazer.

Quando lemos, estamos diante de tantos estímulos que irão melhorar a nossa visão de mundo e vão nos auxiliar nas escolhas mais assertivas. Sim, ler bem amplia a nossa visão de mundo e  treina o modo de pensar por nós mesmos. Como isso é importante!

Muitas vezes ouvimos que a leitura nos faz “viajar” nas palavras. É verdade, mas antes temos que escolher bem por onde queremos “viajar”. Para gostarmos de ler, e isso é de extrema importância no processo da leitura, temos que escolher aquelas que nos proporcionem prazer e isso é muito individual. Às vezes, as pessoas rejeitam as leituras porque não foram estimuladas suficientemente bem sobre o tema sugerido, ou ainda, porque não foram as autoras dessa escolha.

Ler bem é passar de um estágio a outro, para um patamar superior e isso não tem mais volta. É treinar o senso crítico que nos faz amadurecer e ganhar muitas argumentações. Essa teoria não é nova, desde a Antiguidade os filósofos sofistas faziam o treinamento da boa argumentação para que os jovens pudessem ser bem sucedidos nas suas propostas frente à assembleia. É exatamente o que faz hoje um bom advogado diante de um júri se quiser vencer a causa, assim como qualquer pessoa que se proponha a dialogar com qualidade.

Ler bem é ler o mundo e a si mesmo. É isso que nos estimula a percorrer o caminho da educação e a transportar essa “bagagem” a todos pelos quais somos responsáveis. Ler bem é a ação mais transformadora que temos sobre nós mesmos. Boas leituras, amável leitor!

Lilian Fotin Talib

Professora de Filosofia do Colégio Spinosa