Em tempos em que o Sistema Imunológico é tão falado a Educação Física tem uma grande contribuição a oferecer: equilíbrio.

Pra explicar é preciso entender alguns conceitos:

– Sistema imunológico é o conjunto que enfrenta danos e protege nosso corpo. Para isso é preciso mais que glóbulos brancos, são necessários mais ingredientes, com a complexidade que o corpo sempre tem.

– Homeostase é o equilíbrio de todas as funções que regem esse corpo.

O desequilíbrio afeta ambos e nos deixa frágeis, expostos.

A solução, sem nos aprofundarmos em termos técnicos, é simples: manter-se ativo. A atividade física praticada de forma moderada e regular, contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico e libera hormônios que dão a sensação de bem estar. Os complementos, não menos importantes, são a alimentação e o descanso.

A conclusão?

A Educação Física é o conjunto de informações, já dominadas pela Ciência, que orienta cada um desses fatores. Ela preconiza uma rotina de exercícios físicos distribuídos na semana, com o repouso necessário e alimentação balanceada. O prazer pelo movimento ajuda a manter a rotina, assim como a escolha, que pode incluir exercícios, jogos, dança, etc. Tudo adequado ao espaço disponível de cada um.

Isso não nos leva às questões atuais? Como temos visto em relação a pandemia de Covid, pessoas mais ativas têm menor propensão de desenvolver maiores complicações decorrentes da doença.

Faça sua opção, procure orientação e mexa-se!

O equilíbrio virá…

Sandra Valéria S. Sousa