A Taxonomia de Bloom e a aquisição de uma segunda língua
Bloom’s Taxonomy of Educational Objectives
A Taxonomia de Bloom é um sistema que organiza os processos de ensino e aprendizagem e seus objetivos em uma estrutura hierárquica.
Porque esse nome e qual o objetivo?
Tudo começou por uma comissão multidisciplinar de professores de diversas universidades estadunidenses em 1956. O líder do projeto foi Benjamin S. Bloom, por isso o sistema leva seu sobrenome.
Dessa forma, o objetivo é que o aluno adquira um conjunto de habilidades desde o nível mais básico até o mais avançado, dentro de cada etapa da vida estudantil.
A Taxonomia de Bloom vai acompanhando cada fase de aprendizado. Eles desenvolveram um sistema de classificação para três domínios:
– o cognitivo, o afetivo e o psicomotor.
Aprendizagem afetiva tem a ver com percepções, crenças, emoções e valores.
Aprendizagem cognitiva tem a ver com processos como memória, interpretação e pensamento crítico.
Aprendizagem psicomotora tem a ver com movimentos amplos ou restritos. Envolve arte, esportes e procedimentos ligados à área de saúde, entre outras.
Ela é uma ferramenta de avaliação para o pensamento e estabelece objetivos de aprendizagem, contribuindo para o planejamento do processo de ensino-aprendizagem.
. A Taxonomia de Bloom é uma ótima ferramenta para nós professores e isso pode transformar a técnica de perguntas em diferentes áreas do conhecimento.
VERBOS DA TAXONOMIA DE BLOOM:
Os seis principais verbos são:
- Lembrar: o aluno sabe repetir e memorizar conceitos básicos do conteúdo;
- Entender: o aluno consegue explicar ideias ou conceitos aprendidos;
- Aplicar: o aluno utiliza a teoria para resolver situações práticas;
- Analisar: o aluno é capaz de usar o conhecimento adquirido para testar se uma hipótese é válida ou não;
- Sintetizar: o aluno consegue criar argumentos para justificar uma posição ou ideia criada por ele mesmo e outros;
- Criar: por fim, o aluno cria uma proposta original depois de aprender, testar e validar sua proposta.
Vamos ver agora como faz sentido hierarquizar o propósito da atividade em sala de aula, para assim gerar significado para o processo de ensino e aprendizagem do nosso aluno.
EXEMPLOS DE APLICAÇÃO DA TAXONOMIA DE BLOOM COM A LEITURA DO LIVRO
“CACHINHOS DOURADOS” “GOLDILOCKS AND THE THREE BEARS”
https://www.youtube.com/watch?v=Oaw-d3r_gIc
Remember: (Lembrar) descreva o local onde Cachinhos Dourados vivia;
Understand (Entender): resuma qual era o sentido e moral da história da personagem Cachinhos Dourados;
Apply (Aplicar): construa uma teoria de por que a Cachinhos Dourados entrou na casa;
Analyse (Analisar): diferencie entre como Cachinhos Dourados reagiu e como você reagiria em cada evento na história; (feelings, investigate)
Evaluate (Sintetizar): avalie se você acha que isso realmente aconteceu com Cachinhos Dourados;
Create (Criar): Utilize recursos tecnológicos para exercitar a criatividade. Componha uma canção, poema ou rap para transmitir a história.
As teorias de Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais são aplicadas nas várias línguas que podemos aprender. Deste modo, podemos facilmente aplicar os conceitos da Taxonomia de Bloom na Língua Espanhola, também:
APLICAÇÃO DA TAXONOMIA DE BLOOM COM A LEITURA DO LIVRO “CHAPÉUZINHO VERMELHO” “LA CAPERUCITA ROJA”.
Recuerda: (Lembrar) as crianças devem contar o início da história e as recomendações da mãe para a menina;
Entiende (Entender): conte a história e seus desdobramentos até o desfecho;
Aplica (Aplicar): este conto possui várias versões alternativas que os alunos podem trazer para a discussão (investigate);
Analiza (Analisar): o desafio para os alunos pode ser pensar em novos desfechos para a história a partir da cena inicial (as instruções da mãe da personagem. Entre como Cachinhos Dourados reagiu e como você reagiria em cada evento na história;
Evalúate (Sintetizar): avalie os caminhos possíveis para a narrativa e desenvolvimento da história dos colegas. As soluções encontradas estão no campo da fantasia ou poderiam ser aplicadas em situações do cotidiano? (feelings) Quais as diferenças entre estes paralelos?
Crea (Criar): Nesta etapa os alunos podem usar recursos tecnológicos (ou não) para exercitar a criatividade. Faça uma história em quadrinhos virtual através do Pixton, crie “dedoches” para contar a sua versão da história, faça um teatro de sombras. As possibilidades são tantas quanto a fantasia pode permitir!
Convido vocês para acompanharem o nosso Projeto de Leitura em Inglês/ Espanhol para os alunos de 1º. Ao 5º. Ano. Publicaremos durante o ano no Instagram da nossa escola.
Renan Righi
Professor de Espanhol do Colégio Spinosa.
Licenciatura Plena em Português e Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos.
Graduação Sanduíche pela Universidad Nacional de Misiones (Argentina).
Iara Araújo Barroso Villaverde
Professora e Coordenadora do Programa Bilíngue do Colégio Spinosa
Bacharelado e Licenciatura em Letras pela FAPA/FMU
Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar – Uniban
Pós graduação LIBRAS e participação em artigo científico – Educação interativa e aplicada com Surdos FAISP/SELI.